Warning: Table 'cache' is marked as crashed and should be repaired query: SELECT data, created, headers, expire, serialized FROM cache WHERE cid = 'variables' in /home/nzinga/public_html/novo/includes/database.mysqli.inc on line 128

Warning: Table 'cache' is marked as crashed and should be repaired query: UPDATE cache SET data = 'a:561:{s:22:\"theme_garland_settings\";a:20:{s:11:\"toggle_logo\";i:1;s:11:\"toggle_name\";i:1;s:13:\"toggle_slogan\";i:0;s:14:\"toggle_mission\";i:1;s:24:\"toggle_node_user_picture\";i:0;s:27:\"toggle_comment_user_picture\";i:0;s:13:\"toggle_search\";i:1;s:14:\"toggle_favicon\";i:1;s:20:\"toggle_primary_links\";i:1;s:22:\"toggle_secondary_links\";i:1;s:12:\"default_logo\";i:1;s:9:\"logo_path\";s:0:\"\";s:11:\"logo_upload\";s:0:\"\";s:15:\"default_favicon\";i:1;s:12:\"favicon_path\";s:0:\"\";s:14:\"favicon_upload\";s:0:\"\";s:6:\"scheme\";s:0:\"\";s:7:\"palette\";a:5:{s:4:\"base\";s:7:\"#e7de40\";s:4:\"link\";s:7:\"#000000\";s:3:\& in /home/nzinga/public_html/novo/includes/database.mysqli.inc on line 128

Warning: Can't find record in 'cache_page' query: SELECT data, created, headers, expire, serialized FROM cache_page WHERE cid = 'http://nzinga.org.br/novo/pt-br/Sobre-o-jogo' in /home/nzinga/public_html/novo/includes/database.mysqli.inc on line 128
Sobre o jogo | Grupo Nzinga de Capoeira Angola

warning: call_user_func_array() [function.call-user-func-array]: First argument is expected to be a valid callback, 'nodereference_autocomplete_access' was given in /home/nzinga/public_html/novo/includes/menu.inc on line 452.

Sobre o jogo

Sobre o jogo

... "e a capoeira vem amofinando-se quando no passado ela era violenta, muitos mestres, e outros nos chamavam atensão, quando não estava no ritimo, esplicava com decencia, e dava-nos educação dentro do esporte da capoeira, esta é arazão que todos que vieram do passado tem jogo de corpo e ritimo."

"Porque dizem que a capoeira não tem glopés? Se a capoeira não tem golpes? Os caboclos, não lutavam, os nagôs não idealisavam no batuque, na dança do candobre, o batuque é luta, o candobre é para da volta no corpo, que eles diziam, ginga meu fio, pra dibra das garras do agressor. e o restos não é mais com migo."

..."pode ser visto do melhor professor ou instrutor, é e é perigosa, não é falcificada, para iludir, é ativos, é mais gingada, é mais manhosa, muita artimanha, ensina sentar-se, encoslar-se. se for possive ele deita-se, para poder aplicar o serteiro; bem poucos sabe ensinar, eu falo, eu sei, porque tive bom mestre, e eu não enventei; eu vi e achei bom, e aprendi no circo de cadeiras, para aprender o jogo de dentro..."

imagebrowser image"Os capoeirista tem que aprender, o mundo é a escola que nos aprendemos, é a natureza que nos dá prazer, procuramos os elementos de bôa vontade, que ofereça a lições para o bem-esta dos nosso interesse... "

"Para que serve o berimbau?
Não é só para indicar o jogo.
E, porque o birinbau na hora H. é pirigouso? É pirigoiso, nas, mãos de quem sabe maneijar o birimbau, ou coisa semelante."

"Amigos porque não cantam? A capoeira só é bonita jogando, cantando, e só perdeu a beleza porque não canta, e o velho deu ao Centro, mestre de campo, mestre de bateria, mestres arquivistas, fiscal, contra-mestre..."

"É dever de todos capoeiristas, não é defeito não saber cantar; mais é defeito não saber responder, pelo meno o côro. É probido na bateria pessôas que não respondem ao côro."

"Porque cantam com inredo? inprovizado? É para quando chegar na roda pesôas que é estranha, ou mestre, o improviso adverte a roda se deve ou não continuá, ou anima-se."

"Em todas rodas, ou grupos de capoeira coloca-se uma moeda no centro da arena, os dois camaradas vão disputar para apanha-lo com os lábios em primeiro lugar."

"Porque trena-se apanhar a moeda com a boca? Não é com interesse na moeda qui tem valor Dinheiro, é para na hora de aperto, aplica-se o truque, e o agressor, vai, ou não, na onda."

Fontes:
Angelo A. Decanio Filho. Manuscritos e desenhos de Mestre Pastinha.
Angelo A. Decanio Filho. A herança de Pastinha. 2 ed. 1997.