Grande Roda

A Grande Roda, no dizer dos angoleiros, é a sociedade em que vivemos, com todos os seus conflitos e contradições, e onde valem os mesmos princípios que refletimos e praticamos na Pequena Roda  – a  da Capoeira. Esses princípios incluem , principalmente, a luta contra a opressão feita de forma coletiva, com base na solidariedade e enfrentamento. A história da Capoeira é  um retrato dessa luta, desde seu surgimento nas plantações, minas e portos construídos pela força da mão-de-obra de africanas e africanos, até nos estigmas e preconceitos que ela enfrenta hoje, como um dos símbolos da herança cultural do povo negro.

A trajetória de lutas deixada pelos nossos ancestrais, da Rainha Nzinga ao Mestre Pastinha, dos quilombos ao legado da cultura negra, devem ser abraçados e aprofundados. A Capoeira Angola é militante e tem como fundamento nunca deixar de se indignar com a desigualdade social, e mover-se pela transformação, através da reflexão, do protesto e da educação.

Esta seção do nosso site é  um espaço para divulgarmos alguns textos, sites e livros que consideramos um apoio a essa missão.