Sobre nós
Sobre o INCAB
Em suas três décadas de existência, o INCAB promoveu diversos eventos, projetos educativos e culturais e oportunidades de trocas entre várias gerações de capoeiristas, provocando-os/as a refletirem sobre o atual cenário da capoeira, fomentando a visibilidade da presença das culturas negras no Brasil e no mundo.
O INCAB representa os diversos núcleos do Grupo Nzinga no Brasil e no mundo: Salvador, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Kyoto, Maputo, Buenos Aires, Guadalajara, Cali, Marburg, entre outras cidades ao redor do mundo.
Viabilizamos nossas atividades principalmente através de trabalho voluntário, investimento das próprias pessoas do coletivo (doações) e apresentações culturais. Ocasionalmente recebemos apoios governamentais de projetos específicos, como:
Projeto de Cooperação Técnica Sul-Sul - Conexão Brasil-África “Mandinga na Sala de Aula”, entre Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e Governo do Moçambique (2012);
Prêmio Cultura Viva e Espaços Culturais - Lei Paulo Gustavo - Prefeitura de São Paulo, 2023;
Edital Prêmio Cultura Viva - Sérgio Mamberti, Ministério da Cultura, 2023.
Atividades
O Instituto propõe a defesa e a manutenção de tradições de matriz africana, através de um leque de atividades:
1
Capoeira angola
Realização de treinos e rodas Capoeira Angola semanais com crianças, jovens e adultos; aulas de confecção de instrumentos musicais da capoeira;
2
Musical
Produção de três discos, amplamente difundidos na comunidade da capoeira e reconhecidos por sua qualidade musical;
3
Dança
Organização de oficinas de danças brasileiras, de danças dos orixás, inquices e voduns e de danças latino-americanas de matriz Bantu;
4
Audiovisual
Realização de treinos e rodas Capoeira Angola semanais com crianças, jovens e adultos; aulas de confecção de instrumentos musicais da capoeira;
5
Publicações
Com destaque à publicação da Revista Toques D’Angola: edições dedicadas ao debate antirracista, à Capoeira Angola e a temas relevantes do universo cultural e social afro-brasileiro;
6
Eventos
Organização de eventos internacionais para debates de temas contemporâneos da capoeira relacionados à defesa dos direitos humanos tais como: Iemanjá Protege quem Protege o Mar, Chamada de Mulher, Viva Pastinha, Encontro LGBTQ+ de Capoeira Angola;
7
Orquestra de Berimbaus
Com apresentações em diversos espaços de arranjos dos toques tradicionais da capoeira e ritmos de outras manifestações culturais afro-brasileiras.
8
Politicas públicas
Participação nos espaços de discussão das políticas públicas para a cultura afrobrasileira e outras, além de eventos com as temáticas das culturas negras populares;
9
Outras atividades
Protagonização de atos, cortejos, debates e lançamentos de livros, entre outras atividades.
Mestras e Mestres
O início
Mestra Janja
Rosângela Araújo
Historiadora, doutora em Educação, professora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo e do Doutorado em Difusão do Conhecimento, da Universidade Federal da Bahia Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gênero, Arte e Cultura e pesquisadora do A Cor da Bahia - Programa de Pesquisa e Formação em Relações Raciais, Cultura e Identidade Negra na Bahia. Mestra de Capoeira Angola, é co-fundadora e coordenadora do Instituto Nzinga e Estudos da Capoeira Angola e Tradições Educativas Banto no Brasil - INCAB. Se dedica à pesquisa sobre ações afirmativas em educação e cultura afro-brasileira, com foco nos estudos sobre capoeira, cultura e religiões de matrizes africanas

O início
Mestra Paulinha
Paula Barreto
Professora Titular do Departamento de Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM). Coordenadora do A Cor da Bahia - Programa de Pesquisa e Formação em Relações Raciais, Cultura e Identidade Negra na Bahia. Compõe a diretoria da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Mestra de Capoeira Angola do Grupo Nzinga de Capoeira Angola. Se dedica à pesquisa sobre racismo, antirracismo, interseccionalidade, gênero, culturas negras diaspóricas, e processos de identificação.
O início
Mestre Tião de Carvalho
José Antonio de Carvalho
Cantor, compositor, dançarino, ator e pesquisador brasileiro, fundador do Grupo Cupuaçu. Mestre de Capoeira Angola do Grupo Nzinga de Capoeira Angola, além de dirigir espetáculos, coordena equipes de arte-educadores, ministra cursos de danças populares e lidera a Festa do Boi. Estimula a formação de novos grupos de pesquisa e prática de danças populares e a partir de suas aulas que surgiram os grupos Saia Rodada (Campinas), Retalhos de Cultura Popular (Londrina), Flor de Babaçu (Brasília) e Encaixa Couro (Belo Horizonte).
O início
Mestra Manô
Manoela Ziggiati
Montadora e documentarista formada pela EICTV (Cuba), com especialização em direção de documentários pela Salford University (Inglaterra) e graduação em Comunicação Social pela USP. Desde 2005, é sócia da Avoa Filmes. Coordena o Laboratório Cena 15 - Cinema, na Escola Porto Iracema das Artes. Mestra de Capoeira Angola do Grupo Nzinga de Capoeira Angola.
O início
Taata Mutá Imê
Jorge Barreto
Dançarino, ator, compositor, pesquisador das tradições e ensinamentos Bantu de nação Angola no Brasil. Taata Kwa Nkisi do Nzo Mutalambô ye Kaiongo, Salvador. Fundador e coordenador da Casa dos Olhos do Tempo que Fala da Nação Angolão Paquetan Malembá. Realiza palestras, workshops e oficinas de danças ‘Pé no chão’, dos ritmos e movimentos corporais dos orixás, nkisis e voduns.
Parcerias
Temos parcerias com diversas organizações e redes:
Casa dos Olhos do Tempo que Fala da Nação Angolão Paquetan (Salvador),
Igbadu - Orquestra de Berimbaus de Mulheres (Salvador),
Escola afro-brasileira Maria Felipa (Salvador),
Grupo e pesquisa A Cor da Bahia (Salvador),
Grupo de pesquisa Gênero,
Arte e Cultura (Salvador),
AnDanças,
Ilú Obá de Min,
Casa Sueli Carneiro,
Ocupação Esperança,
Casa de Cultura Vila Guilherme,
Casa de Cultura do Butantã,
Casa 1,
Angoleiro Sim Sinhô,
Jardim Miriam Arte Clube,
Instituto 7 Marias,
Grupo Cupuaçu,
Samba Negras em Marcha,
Bloco Kazunji,
Bloco Agora Vai,
Pedagogia Griô,
Coletivo Capoeira para Todes,
Cia Cambona,
EMEF Des. Amorim Lima,
Rede Angoleira de Mulheres e Rede Nacional de Culturas Populares e Tradicionais,
Entre outras organizações.