Desde de
1 de março de 2018
Ir para:
Sobre o núcleo
O Grupo Nzinga Aguaí integra o projeto Núcleo de Formação Artística, uma iniciativa estabelecida em 2018 por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Aguaí e a Organização Social de Cultura Movimento Teatral de Botucatu. O projeto visa o desenvolvimento sociocultural e educacional da comunidade, oferecendo oficinas culturais, vivências e espetáculos em diversas linguagens artísticas. Essas ações são conduzidas pelo contramestre Alexandre Tripiciano, e pelas alunas Janaína Fazzio e Kevelyn Pestana.
Inicialmente, as atividades do Núcleo ocorriam no antigo cinema da cidade. Durante a pandemia, foram transferidas para o Centro Esportivo CELTRA. Desde 2023, as atividades acontecem em um galpão localizado em uma área periférica de Aguaí, com um segundo polo no bairro Jardim Aeroporto, também na periferia.
O Grupo Nzinga Aguaí, junto do Núcleo de Formação Artística, atua em parceria com escolas da rede pública e comunidades, promovendo apresentações, rodas de conversa, oficinas e contações de histórias inspiradas na cultura popular, incentivando a reflexão crítica e o fortalecimento da identidade cultural local.