
Desde de
12 de outubro de 2001
Kifanda
Sobre o núcleo
O Núcleo DF nasceu como um grupo de estudos de Capoeira Angola e foi fundado oficialmente em 12 de outubro de 2001, especialmente a partir do vínculo estabelecido entre o treinel Haroldo e Mestra Janja. Por três anos, o grupo funcionou na Escola Vivendo e Aprendendo, passando a ter sede própria entre 2004 e 2008, também na Asa Norte. Depois de um curto período na Vila Planalto, o grupo se instalou no Núcleo de Dança da Universidade de Brasília, onde ficou entre 2009 e 2013, voltando para a Escola Vivendo e Aprendendo, entre 2014 e 2017. Desde então, o núcleo ocupa o Conic, localizado na região central de Brasília, ao lado da rodoviária do Plano Piloto.
Ao longo desses anos, além dos espaços regulares de treino, o grupo conduziu atividades em outros pontos da cidade, com destaque para o Centro Social Comunitário Tia Angelina (Varjão), o Centro de Educação de Jovens e Adultos - CESAS (Asa Sul) e a Casa de Cultura Popular Martinha do Coco (Paranoá). A sede do núcleo também acolhe atividades de outros coletivos e grupos culturais, fortalecendo vínculos comunitários e redes populares locais.
Sob os valores da escola pastiniana e de matrizes afro centradas, o grupo mantém rodas de capoeira, treinos de capoeira e de musicalidade, cineclube, grupos de estudos, entre outras atividades. A partir de ações comunitárias, compreende-se a prática da capoeira angola como ferramenta de emancipação e (re)existência no mundo.