Desde de
30 de julho de 2008
Sobre o núcleo
O Nzinga Maputo teve o seu início em 2008 na cidade de Maputo-Moçambique, como um projeto extracurricular da Escola industrial Primeiro de Maio, a 30 de julho na altura coordenado pelo Contra Mestre Limaverde (Gabriel Limaverde). Quando tudo começou em Maputo ninguém fazia ideia do que era Capoeira Angola.
E nesse tempo em que o núcleo de Maputo existe, o núcleo vem participando positivamente na capoeira em Maputo, vários grupos mudaram a sua abordagem na capoeira. Que antes as rodas de capoeira eram marcadas por muita valentia ou seja (“violência”), as mulheres tinham muito pouco espaço de liderança nos grupos, e a relação entre os grupos não era muito saudável. Não que tudo tenha mudado da noite para o dia, mas hoje em dia a realidade é outra, pela positiva, em parte pelo trabalho que núcleo de Maputo vem fazendo.
Ainda nessa caminhada o núcleo de Maputo tem contribuído com a pesquisa de músicas africanas, que algumas delas já fazem parte do CD do Nzinga, e são cantadas em quase todos os núcleos do Nzinga e pelos grupos amigos e parceiros do núcleo em Maputo.
Hoje o grupo conta com cerca de 25 integrantes incluindo crianças integrantes, de entre eles crianças e adultos, trabalho esse que é atualmente coordenado pelos treineis Fernando e Mitó.
É tradição a cada roda de aniversário, tomar um copo de maheu (bebida tradicional feita à base milho) onde sempre contamos com a presença de vários grupos amigos e parceiros a nível da província.
Em 2024 o núcleo firma uma nova parceria ainda na mafalala com a Associação Comunitária Ambiente da Mafalala (Acam) , local onde se encontra atualmente desenvolvendo atividades 3 dias da semana (2as, 3as e 5as). Neste novo espaço celebramos os 16 anos do Nzinga Maputo e retomamos com o projeto da orquestra de berimbaus que fazem parte os integrantes do grupo assim também como capoeiristas de outros grupos com objetivo de explorar novas sonoridades a partir dos diversos ritmos que existem no País e dias de treinos regulares reservamos uma hora mais cedo dos treinos regulares para receber as crianças deste bairro. o grupo segue firme apesar do desafios em termos financeiros o amor pela capoeira acaba sempre vencendo.